OBRIGATÓRIAS
EP139 Pedagogia da Educação Infantil
Ementa: Estuda as teorias e as práticas pedagógicas da educação infantil de caráter não obrigatório para crianças de 0-6 anos de idade, na primeira etapa da educação básica. Assim como sua crítica numa abordagem das diferenças de classes, idade, gênero e etnia. Analisa a formação docente e as condições de produção das culturas infantis. Estuda numa perspectiva das ciências sociais essas instituições de educação infantil para a pequena infância constituída pelas famílias, crianças e professoras/es no âmbito da educação pública municipal.
EP140 Sociologia Geral
Ementa: Estudo das Teorias Sociológicas Clássicas - Durkheim, Weber e Marx. Todos esses autores trouxeram para a sociologia temas fundamentais para o entendimento da formação e transformação da sociedade moderna por intermédio da interpretação e visão de mundo diversas.
EP142 Educação e Antropologia Cultural
Ementa: O diálogo teórico entre Antropologia, Educação e Pedagogia busca compreender as formas de construção dos modos de viver humanos e sua realidade, nas instituições básicas da vida social, entre elas: a família, a escola o trabalho e outras. Busca compreender a atividade pedagógica através da cultura do ambiente histórico, político e sociologicamente determinado. Discute a dimensão da Antropologia como ciência e alguns de seus conceitos, entre eles, Diferença, Cultura, Diversidade e Alteridade referidos aos diferentes espaços de ação e de intervenção da prática educativa e da prática científica.
EP143 Educação Não Escolar
Pré-Req.: EP159/ AA200
Ementa: Propõe o estudo das pedagogias e das práticas educativas formais da educação infantil de caráter não obrigatório para as crianças de 0-6 anos de idade, na primeira etapa da educação básica, assim como sua crítica numa abordagem das diferenças de classes, idade, gênero e etnia. Visa também estudar numa perspectiva das ciências sociais essas instituições de educação infantil para a pequena infância constituída pelas famílias, crianças e professoras no âmbito da educação na esfera pública complementar à esfera privada da família, destacando a educação oferecida pelo estado na esfera municipal.
EP340 Sociologia da Educação I
Ementa: Interpreta as relações entre educação e sociedade e educação e sociologia. Dedica-se ao estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso dos autores clássicos das Ciências Sociais (Durkheim, Weber, Marx).
EP445 Sociologia da Educação II
Ementa: Estudo da sociologia do conhecimento com o objetivo de,em termos teóricos, levar à compreensão da sociologia do currículo. Far-se-á o estudo das principais correntes sociológicas atuais, com destaque para discussão do currículo relacionado com os contextos socioculturais e com as novas tecnologias do setor produtivo. Serão analisadas as contribuições dessas teorias nas relações entre escola e sociedade e no conhecimento escolar.
EP887 Educação Não Formal
Ementa: A disciplina objetiva fornecer aos alunos uma visão teórico-prática sobre modos, formas e processos educacionais existentes na sociedade que contribuem para a formação crítica do profissional da área da Educação, especialmente em campos que dizem respeito à formação para a cidadania do indivíduo e grupos socioculturais.
ESTÁGIOS
EP912 Estágio Supervisionado III - Educação Infantil
Pré-Req.: AA430
Ementa: Estágio em Instituições Formais de Educação da 1ª etapa da educação básica: creches e pré-escolas. Observação da (des)organização do tempo e do espaço físico, da relação criança-criança e da construção das culturas infantis e da relação adulto(professores, educadores)-criança e adulto-adulto(pais, professores e educadores).
EP913 Estágio Supervisionado IV - Educação Infantil
Pré-Req.: AA430
Ementa: Estágio em Instituições Formais de Educação da primeira etapa da educação básica: creches e pré-escolas. Observação da (des)organização do tempo e do espaço físico, da relação criança-criança e da construção das culturas infantis e da relação adulto(professores, educadores)-criança e adulto-adulto(pais, professores e educadores).
EP914 Estágio Supervisionado V - Educação Não Formal
Pré-Req.: AA430
Ementa: Fornecer conhecimento teórico-prático para diferenciar entre a educação não-formal, permitindo que: 1- percebam, que o campo de trabalho do pedagogo é mais amplo do que da escola formal; 2 - se conscientizem de que a educação não formal tem propósitos: a) reformadores, contribuindo para o funcionamento da sociedade, b) transformadores para formar uma atitude frente à realidade, buscando a transformação social, c) mesclando as duas atitudes ao realizar a educação; 3 - conhecendo propostas não formais de caráter formador.